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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM FOCO NA MÍDIA TELEVISIVA À LUZ DA PERSPECTIVA DISCURSIVA BAKHTINIANA

Autores:
Patrícia da Silva Valério (UPF - Universidade de Passo Fundo)

Resumo:

Este trabalho visa investigar o modo como a mídia abordou o tema a Reforma do Ensino Médio, analisando textos que circularam em telejornais de emissoras abertas no período que antecedeu a aprovação da Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Para tanto, buscou analisar diferentes gêneros discursivos veiculados na mídia televisiva, identificando os recursos linguísticos que constituíam os gêneros em análise, a partir da perspectiva dialógica bakhtiniana (BAKHTIN 2010, 2011, 2017; FARACO, 2006; BARROS 2007). A análise observou, entre outros aspectos, o tom valorativo, o estilo composicional, a interação, a heteroglossia, identificando como tais elementos dão sentido e significação aos textos. Além disso, a pesquisa buscou identificar os locutores a quem os textos dão voz, o que dizem essas vozes e os efeitos de sentido delas decorrentes. As análises evidenciam a diversidade de estratégias enunciativas que marcam a presença da interdiscursividade e da heterogeneidade discursiva nesses textos. Outra característica marcante é a atuação das forças centrípetas no discurso, visando dissipar as forças centrífugas, em busca de um dizer que conduz os telespectadores à aceitação da reforma do ensino médio como a melhor alternativa imediata para os problemas educacionais que atingem a educação básica, em especial o ensino médio brasileiro.