Poster
| O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: a variação linguística presente na sala de aula | Autores: Adson Henrique Viana Jerônimo (IFTO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins) |
Resumo: Este trabalho analisa as dificuldades no ensino da língua portuguesa tendo em vista a variação linguística presente na sala de aula. Tal abordagem se faz necessária devido às questões que envolvem a variação, geralmente, interferindo no dia a dia dentro da sala de aula, em destaque, no que se refere ao ensino da língua portuguesa. Os objetivos deste estudo é analisar e discutir como os professores trabalham o ensino da língua portuguesa em virtude da variação linguística está evidente não apenas na sala de aula, como também no cotidiano de cada aluno, considerando os conceitos determinados pela gramática normativa que até o momento é uma barreira a ser superada pelos docentes dessa área de ensino que sentem as dificuldades de transmitir os métodos tradicionais, retirando da língua toda a sua dinamicidade e vivacidade. Este intento será construído a partir da pesquisa realizada em turmas de nonos anos de uma escola de pública de Palmas/TO. Os dados serão gerados através de questionários para os alunos e também para cada professor de língua portuguesa destas turmas. A pesquisa evidenciou que os professores de língua portuguesa ainda tem receio de discutir na sala de aula a variação linguística. Também se observa a necessidade de reconhecer a língua materna em um campo mais amplo e por fim conclui-se que a visão da língua materna deve ser modificada.
|
|