Poster
| Do planejamento à autorrevisão:experiências de escrita processual na Educação de Jovens e Adultos
| Autores: Luciana de Oliveira Frade (PMM - Prefeitura Municipal de Macaé) |
Resumo: O trabalho realizado como pesquisa e dissertação para o programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, ofertado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), examina as possibilidades didáticas no ensino de produção textual a partir de expedientes de escrita processual, envolvendo recursos de planejamento e autorrevisão. A pesquisa orienta-se teoricamente a partir das contribuições da Linguística Textual, sob perspectiva interacional para o ensino da língua. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista, realizada em uma turma do quinto ciclo da Educação de Jovens e Adultos no município de Macaé, RJ, correspondente, no Ensino Regular, aos oitavos e nonos anos. A partir da proposta de produção do gênero comentário online, realizaram-se oficinas nas quais os alunos puderam dialogar com fases diversas da produção de determinados textos, como o planejamento a partir do conhecimento de mundo e da leitura, a pesquisa e criação de materiais de referência, a construção de parâmetros orientadores, a produção escrita e a revisão, dimensionando a produção textual como efetivamente um projeto em construção, recursivo e, por vezes, não linear. Os resultados apontam que a consciência do trabalho envolvido na produção de textos contribui positivamente para que os alunos atuem, de maneira mais autônoma, como sujeitos-autores, refletindo e intervindo sobre os próprios escritos,
Agência de fomento: CAPES |
|