Livro didático de português – 6o ao 9o ano: uma experiência autoral | Autores: Lucia Teixeira de Siqueira E Oliveira (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Silvia Maria de Sousa (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Karla Faria (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) |
Resumo: A comunicação baseia-se na experiência das proponentes como autoras da coleção Apoema – Língua Portuguesa, 6o ao 9o anos (Editora do Brasil, 2018) e discute os pressupostos teóricos que deram origem à coleção, sua adequação e articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho de elaboração dos livros baseou-se nas teorias do discurso, com ênfase na semiótica e nos estudos sobre gênero de Bakhtin, articuladas aos pressupostos do sociointeracionismo discursivo. O texto é tomado como “unidade comunicativa” (BRONCKART, 2006, p. 140), que, de um lado, mobiliza os recursos de linguagem e, de outro, constrói-se com base nos modelos textuais socialmente disponíveis, configurados em gêneros. Essa inter-relação é determinada pela ação discursiva que gera o texto e o localiza em um contexto de produção. Em relação aos recursos semióticos que mobilizam, os textos devem ser considerados como unidades constituídas pela relação entre um plano do conteúdo e um plano da expressão, que produzem sentidos com base na interlocução e na situação de comunicação estabelecida entre os sujeitos. A comunicação responde principalmente a quatro perguntas: 1) que teorias do discurso podem ser identificadas nos pressupostos teóricos da BNCC?; 2) de que modo essas teorias são contempladas na coleção, considerando a seleção de textos e os critérios de progressão dos conteúdos de leitura e produção textual?; 3) como a coleção integra as tecnologias digitais que se manifestam em novos gêneros e formas de interação?; 4) como a coleção favorece o protagonismo do aluno na produção de discursos e textos, de modo a permitir-lhe expressar-se com adequação de linguagem, reflexão crítica e capacidade argumentativa? Para responder a essas questões, as autoras farão um relato do trabalho de transposição da teoria à prática pedagógica, com o objetivo de refletir criticamente sobre as contribuições que as teorias do discurso oferecem ao ensino no campo das Linguagens.
|
|