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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Literatura de (re)existência em livro didático: uma proposta com o livro O Sol na Cabeça

Autores:
Débora Ventura Klayn Nascimento (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

O trabalho analisa os capítulos 6 e 7 – destinados ao estudo do Realismo, Naturalismo e Parnasianismo – do volume 2, da coleção de livros didáticos (LDs) Novas Palavras, aprovada no PNLD 2018. O objetivo é o de explorar a presença/ausência e a abordagem de atividades de leitura literária envolvendo textos não canônicos no material. Parte do pressuposto de que, devido à falta de recursos, em muitas escolas brasileiras a prática de literária se dá, sobremaneira, através de textos presentes nos LDs. Desse modo, considera importante que esses materiais desempenhem a função de possibilitar o contato com a rica diversidade de manifestações literárias, contato necessário à formação autônoma e crítica do leitor literário. O objetivo é investigar a possibilidade de uma abordagem dos assuntos dos capítulos que contemple a leitura de textos construídos às franjas do cânone. Diante do objetivo, busca aporte teórico e encaminhamento metodológico na proposta de intersecção temática, defendida por Cereja (2004) como uma das possibilidades na contribuição dos LDs com a formação do leitor literário. Fundamenta-se, também, nos conceito de dialogismo e de responsividade, presentes em textos do Círculo de Bakhtin. Os resultados apontam para a inexpressividade de textos não canônicos no material. Como alternativa, o trabalho propõe que a temática da realidade social brasileira, presente em alguns textos canônicos dos capítulos analisados, possa ser abordada de forma conjunta à leitura de contos do livro O Sol na Cabeça, do escritor Geovani Martins. Espera-se, portanto, contribuir com a ideia de que o estudo da literatura na escola, dependendo da forma como é conduzido, pode possibilitar não somente a formação de leitores literários, mas de leitores sensíveis à percepção de seus entornos. Dessa forma, espera-se que as aulas de literatura possam ser transformadas em espaços de (re)existência.