FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM LETRAS E O CAMPO DA EDUCAÇÃO LITERÁRIA
| Autores: Vanderleia da Silva Oliveira (UENP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ) |
Resumo: No campo dos estudos sobre formação inicial do professor de Língua Portuguesa e Literatura muitas questões estão imbricadas. Uma, em especial, tem merecido atenção por se vincular à noção de educação literária e o lugar que ela ocupa na formação de professores, de modo a preparar aqueles futuros docentes para serem mediadores de leitura literária. Questiona-se, também, em que medida o currículo contempla ou não a preparação do egresso para o trato da leitura do texto literário, integrando certa cultura literária aos saberes docentes. Objetiva-se, primeiramente, discutir sobre a formação inicial dos professores da área referida, a partir da análise dos componentes curriculares que constituem o campo do literário de um curso de Letras de uma universidade pública paranaense, levando-se em conta o disposto nas diretrizes curriculares nacionais para a formação dos profissionais da educação básica e as diretrizes curriculares da área de Letras. Em seguida, analisa-se o contexto a partir do qual as Universidades aguardaram a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para reestruturarem suas propostas. Portanto, é irremediável que se atente ao disposto para a área na reconfiguração de seus currículos, tendo em vista o compromisso com a articulação entre a Universidade e a Educação Básica. Por outro lado, do ponto de vista de política educacional, é impossível não considerar o modo como muito do que está nela configurado se alia a princípios outros como aqueles vinculados a sistemas e modelos de avaliação de larga escala e, ainda, das amarras que vão se impondo à Universidade para que seus currículos sejam revistos a partir de tais políticas.
Agência de fomento: Fundação Araucária |
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