Você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui: Pensando a Avaliação no Ciclo de Alfabetização em uma escola pública | Autores: Andressa Veniz da Silva (UFF - Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: A presente pesquisa trata de sucesso, fracasso e avaliação no 3° ano do Ciclo de Alfabetização na Escola Municipal Professora Carmem Corrêa de Carvalho Reis Bráz, localizada em Imbariê na Rede de Educação da Prefeitura de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Construí um breve histórico sobre a implementação do Ciclo de Alfabetização no Brasil e em Duque de Caxias. Refelti sobre a avaliação neste tipo de sistema educacional e dentro da escola em que pesquiso, pois o que me impulsionou neste trabalho foi observar que existiam na minha escola, professores que tinham concepções seriadas no ciclo, onde esperavam encontrar turmas homogêneas. Procurei dialogar com as crianças das duas turmas do 3° ano do Ciclo de Alfabetização da minha escola o que elas dizem sobre avaliação, fracasso/sucesso escolar e o como elas veem a escola. Com Andréa Serpa, Maria Teresa Esteban, Andréa Fetzner, Paulo Freire, outras e outros autores fui tecendo a teoria com a prática vivida no Cotidiano com as crianças das classes populares. É no diálogo com o outro que me construo e reconstruo como Professora Alfabetizadora, onde a escola é o espaço dialógico que traz novas teias e caminhos possíveis. Nesse lugar de encontro proponho a todos a deixarem de ver as crianças das classes populares a partir de um olhar de hierarquia, impossibilidade e não-saber. Convido a todos para esta conversa que procura tecer outros olhares... olhares de possibilidade... olhares de esperança... olhares de amorosidade e de confiança. Olhares que produzam igualdade, e não desigualdade. Olhares que produzam sucesso e não fracasso. Este é um trabalho militante pela Educação Pública que procurou dar voz às crianças mostrando que a escola ainda tem muito sentido.
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