Este trabalho aborda a valorização do ensino de Literatura com propósito humanizador por meio do uso de variados recursos didáticos para o trabalho de leitura com alunos do ensino médio, como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Partindo da necessidade do enriquecimento do ensino de Literatura a fim de torná-la um forte instrumento de humanização, conforme Cândido (1970), percebemos a importância da escolha de recursos didáticos variados e abordagens a temas que sejam significativos para o aluno. Por meio do Projeto “Vidas Secas” de Graciliano Ramos elaborado pela equipe PIBID-Letras IFSP do campus São Paulo, observamos um retorno bastante significativo por parte de um grupo de alunos do 3º ano do ensino médio do período noturno de uma escola da rede estadual em São Paulo. Observamos que as aulas elaboradas com variados recursos didáticos proporcionaram aos alunos maior interesse por literatura, como também uma maior aproximação aos temas abordados. Como o caso da aula que teve por tema o capítulo “O menino mais novo” da obra em estudo, na qual foram apresentados recursos didáticos visuais e sensoriais, que permitiram aos alunos um maior envolvimento com a obra. Todos refletiram a respeito do universo imaginário da criança relatado pelo autor, ademais, com o exemplo da personagem principal puderam resgatar lembranças de seus ídolos e super-heróis da infância fictícios e reais. Posto isso, nosso trabalho objetivou construir um ensino de Literatura que tenha em sua base o aperfeiçoamento dos modelos de aula, a variação de recursos didáticos e a apresentação de temas significativos e humanizadores de modo a tornar o aluno um leitor consciente e, acima de tudo, um agente de transformação social.
Autoras: Gisele Rangel Maia e Susana Lopes Ribeiro Barboza