O estudo do neologismo imagético a partir de banners da Publicidade | Autores: Sebastião Camelo da Silva Filho (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: Este estudo tem por objetivo a análise e a descrição do neologismo imagético a partir da imagem veiculada por banners da área da Publicidade. A identificação do neologismo por meio da imagem pode redimensionar o conceito de neologismo. Autores como Kress e van Leeuwen (1996, 2001), Aumont (2002), Nöth (2012), Silva Filho (2016), dentre outros, evidenciam através de seus trabalhos a relevância da imagem para a área da Publicidade. A articulação e a interação entre a linguagem verbal e a linguagem visual é responsável pela criação e produção de significados responsáveis por representar e viabilizar novas e diferentes formas de comunicação. A esse respeito, Maingueneau (2004) diz-nos que um texto publicitário é fundamentalmente imagem e palavra; nele, até o verbal se faz imagem. O banner é um texto que pertence ao gênero publicitário. Essa peça publicitária é constituída por uma imagem representada por um produto e pelo nome da marca; e por uma mensagem verbal, recurso linguístico que tem por objetivo veicular, evidenciar e elucidar as relações semânticas entre o termo e o sentido (Alves (2001), Lino (2007), Silva Filho (2011, 2013, 2016)). É a partir do estudo sobre o neologismo imagético que se observa a construção da identidade de um novo conceito ou de uma nova particularidade de um conceito. Desse modo, temos em conta o conceito como uma representação visual, conforme menciona Depecker (2000). Para a realização deste estudo, utilizamos um corpus de análise constituído de banners coletados em sites da internet, no período de 2017 a 2018.
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