CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE DISCURSOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO | Autores: Renata Silva Siqueira (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) |
Resumo: O presente trabalho apresenta alguns dados referentes a uma pesquisa de doutorado, do Grupo de Pesquisas em Estudos linguísticos e de Letramento (UFMT/CNPq), partícipe de uma rede maior que envolve diversas instituições de Ensino Superior, no Brasil e em diferentes partes do mundo, intitulado “REDE de Estudos de Língua Portuguesa ao redor do mundo” que objetiva investigar o ensino da Língua Portuguesa em diversos países. Neste recorte, apresentamos e refletimos sobre o contexto sócio-histórico de escolas públicas brasileiras em que inúmeros estudantes chegam aos anos finais do Ensino Fundamental sem conseguir desenvolver as capacidades mínimas de leitura e escrita necessárias a esse nível. Diante desse contexto, desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, caráter dialógico e interventivo nos moldes da pesquisa-ação para a qual, recorremos aos fundamentos teóricos de Bakhtin e o Círculo (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979) que tratam a linguagem a partir da perspectiva sócio-histórico-cultural, aliados à teoria de aprendizagem e desenvolvimento humano de Vygotsky (1930; 1934) e aos pressupostos do Letramento Crítico (Freire, 1970, 1980; Pereira (2011); Paes de Barros (2012, 2015, 2017). Para esta apresentação, trazemos alguns dados, recolhidos em contexto natural – uma escola pública brasileira, da capital do estado de Mato Grosso – a partir de diferentes instrumentos, entrevistas, questionários e excertos de episódios, coletados tanto em encontros com os docentes como de aulas de Língua Portuguesa. Tais dados objetivam, nos moldes da investigação de Estudo de Caso (Yin, 2010), descortinar o contexto sócio-histórico e cultural em que se inserem a escola e seus sujeitos. Para tal, recorremos à Analise Dialógica do Discurso (ADD) em que se considera que a análise das partes está sempre a serviço de um todo, a teoria a serviço da reflexão sobre a linguagem, sobre os discursos, sobre o homem e seu estar no mundo (Brait, 2014).
Agência de fomento: CAPES |
|