Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Processo de ensino-aprendizagem e elaboração de materiais didáticos no ensino de língua portuguesa como segunda língua para jovens e adultos surdos

Autores:
Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)

Resumo:
Essa pesquisa objetiva investigar como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem da modalidade escrita da língua portuguesa centrada no uso e a apresentação da proposta de materiais didáticos desenvolvidos para a educação de jovens e adultos surdos em perspectiva bilíngue. Em nossa pesquisa, partilhamos das propostas de Moita Lopes (et al., 2005) e Freire (1998) no que diz respeito ao domínio de quatro tipos de conhecimento, a saber: conhecimento de mundo, conhecimento de organização textual, conhecimento do sistema linguístico e o conhecimento de outros meios semióticos. Esse estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação realizada em uma turma com 10 alunos surdos de um curso de extensão ofertado por uma instituição federal no município de São Carlos. Foi realizado o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua por meio do mapeamento do perfil dos alunos, elaboração de fichas de acompanhamento e análise desse processo. Os resultados mostraram que, ao longo das aulas, foram apresentados conteúdos da língua portuguesa escrita vinculados a quatro tipos de conhecimentos: interacional, linguístico, textual e enciclopédico. Essa proposta visava sistematizar conhecimentos já internalizados pelos alunos sobre a linguagem escrita e contribuir para a aquisição da linguagem escrita enquanto suas várias modalidades de uso. Diante disso, apontamos a necessidade da parceria entre professor e tradutor intérprete no processo de elaboração de materiais para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa escrita para surdos e da realização de acompanhamento individual dos alunos para que sejam identificadas suas potencialidades e dificuldades em relação ao processo de ensino-aprendizagem.