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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


GÊNEROS ORAIS E PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM A ORALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores:
Ana Maria Pires Novaes (FAETEC - FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resumo:

Os diversos sistemas/programas de avaliação da Educação Básica têm constatado que o processo ensino-aprendizagem não vem alcançando os resultados esperados. Os dados mensuráveis desses sistemas e o IDEB parecem configurar certa ineficácia das metodologias de ensino e letramento oferecidas pela escola, que não têm possibilitado a ampliação da competência comunicativa dos alunos. Nesse contexto, faz-se necessário investir em propostas pedagógicas que colaborem para o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de textos tanto orais quanto escritos. Este trabalho tem por objetivo o ensino-aprendizagem da produção textual a partir da análise do gênero discursivo exposição oral. O corpus é constituído com textos produzidos em sala de aula e reproduzem situações de interação institucionalizadas. A proposta funda-se no postulado de que comunicar-se oralmente ou por escrito pode e deve ser ensinado sistematicamente pela escola (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004). Na esteira do pensamento bakhtiniano (BAKHTIN, 2000; 2006), adota-se, neste estudo, um percurso que parte do texto - “objeto linguístico-discursivo, social e histórico”- produzido em determinada situação interacional, para o exame de elementos linguísticos relevantes, que configuram, nos enunciados, a significação pretendida pelo produtor. Na análise, são observadas as especificidades do gênero, tendo em vista a função comunicativa e o contexto de produção. Busca-se também determinar as marcas de interatividade e as estratégias de formulação e reformulação (hesitações, repetições, interrupções sintáticas, correções, paráfrases) presentes nos textos orais produzidos pelos alunos. Os itens analisados revelam que os produtores buscam adequar seus textos às diferentes condições de produção, aos propósitos comunicativos e variam sua linguagem, do formal ao coloquial, em função das necessidades comunicativas do contexto oral. Em relação às estruturas sintáticas, o resultado da análise demonstra que a língua falada tem uma sintaxe própria que deixa visível o processo de construção dos textos.