A GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO LITERÁRIA INFANTIL - ANÁLISE DO APLICATIVO JORNADAPP NA ESCOLA | Autores: Renata Andreolla (UPF - Universidade de Passo Fundo) |
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, desenvolvida no mestrado e está em continuidade no doutorado, teve, e tem, como objetivo analisar a contribuição da gamificação na construção e formação de novos leitores através do aplicativo JornadApp na Escola que foi usado como recurso na 8ª pré-Jornadinha Nacional de Literatura. Os referenciais teóricos dessa pesquisa se baseiam nos estudos de Michele Petit (2009, 2013), na questão de formação do leitor; nos estudos de James Paul Gee (2003), Jane McGonigal (2012) e Kevin Werbach (2017) no que se refere aos games e gamificação; e sobre aprendizagem lúdica e gamificação na educação, as contribuições de Lucia Santaella (2003, 2007, 2013) e Flora Alves (2015), além do letramento literário de Cosson (2011). A pesquisa, de caráter descritiva-qualitativa observou, registrou e analisou os dados através dos pressupostos teóricos, sem a interferência do pesquisador e buscou concluir a relevância do letramento literário através de práticas gamificadas percebendo que, a gamificação apresenta-se como uma estratégia viável para o engajamento e motivação dos alunos no desenvolvimento de competências na aprendizagem de literatura, devendo ser disseminada entre a comunidade docente a fim de se obter melhores resultados na questão de formar leitores.
Agência de fomento: CAPES |
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