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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Desafios da interpretação: memes como atividade de leitura para o ensino fundamental.

Autores:
Aníger Rocha da Silveira (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo:

Desafios da interpretação: memes como atividade de leitura para o ensino fundamental.

Aníger Rocha da Silveira[1]

Adelino Pereira dos Santos[2]

 

O presente trabalho tem o objetivo de discutir os resultados parciais de uma proposta de pesquisa e de intervenção pedagógica para o desenvolvimento de habilidades complexas (navegar-localizar, relacionar-avaliar e compreender-usar) (PAIVA, 2016, p. 48) e amplas de leitura, a partir do gênero multissemiótico meme, em estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Parte-se dos conceitos de leitura e gêneros multissemióticos presentes em ROJO (2009), COSCARELLI E NOVAIS (2010), KOCH E ELIAS (2015) SANTOS (2007), DIONISIO E VASCONCELOS (2013), PAIVA (2016), ZACHARIAS (2016), dentre outros. A metodologia adotada é da pesquisa participante por meio da construção e execução de uma proposta de intervenção pedagógica, que está sendo aplicada em 18 horas-aulas, divididas em 05 módulos temáticos: 1. Identificando as características do gênero e relacionando memes a textos informativos; 2. Relacionando linguagem verbal e não verbal e diferenciando título e tema; 3. Aprendendo sobre conhecimento prévio e paráfrase; 4. Compreendendo o humor e produzindo memes; 5. Avaliando os conhecimentos e a proposta. A partir da análise inicial dos dados, constatamos que os estudantes apresentaram um maior domínio das habilidades complexas de navegar-localizar e compreender-usar e das habilidades amplas de reconhecer as características do gênero, compreender a construção do humor e atribuir sentido ao texto a partir do seu conhecimento prévio, entretanto, apresentaram uma maior dificuldade em relação às demais habilidades.

Palavras-chave: leitura, habilidades de leitura, meme, educação básica

 

 

[1] Discente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS e docente da Educação básica.

 

[2] Orientador (UNEB).