Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


“A GENTE NÃO PODE ESQUECER QUE ESSA CRIATURA QUE TÁ NA NOSSA FRENTE NÃO É SÓ MÃO.”: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM ESCOLA DE SURDOS

Autores:
Constanza Salvatori (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) ; Jéssica Daiane Levandoski Thewes (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) ; Josiane dos Santos Maquieira (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo:

Este trabalho faz parte da pesquisa “Línguas de sinais e Línguas orais: desafios e potencialidades na escolarização de surdos”, que visa compreender e contribuir para o contexto de desenvolvimento linguístico de crianças surdas, em particular no que diz respeito ao aprendizado da leitura e da escrita no Ensino Fundamental. Sob esta ótica, realizamos um estudo acerca do suporte pedagógico que os professores oferecem aos alunos surdos que ingressam na escola especial sem o domínio ou conhecimento prévio da Libras. De acordo com a perspectiva bilíngue defendida na pesquisa (LODI, 2004), a Libras é essencial para o aprendizado de Língua Portuguesa em sua modalidade escrita. Assim, a partir da geração de dados em grupos de estudo com docentes de uma escola de surdos e também em reuniões e entrevistas com professores e funcionários de outras escolas da região metropolitana de Porto Alegre, nos concentramos em registrar e analisar as ações tomadas pelas escolas e professores para oferecer ao aluno o suporte necessário para o aprendizado da língua portuguesa escrita, evidenciando a importância da aquisição da Libras para a comunidade bilíngue (ALMEIDA; SANTOS; LACERDA, 2015, p. 33). Com base nesses dados, observamos que a escola como um todo não apresenta condições ideais para o momento de inserção desses alunos e nem para lidar com as implicações que isso tem no seu processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa escrita. Por meio deste trabalho, buscamos contribuir para discussões sobre o contexto no qual se encontram alunos surdos do ensino fundamental, visando ao uso produtivo de ambas as línguas dentro e fora da escola.

 


Agência de fomento:
FAPERGS