Sequências didáticas e ensino de gêneros discursivos/textuais: uma proposta de trabalho com o gênero notícia | Autores: Paula Márcia Lázaro da Silva (IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro) |
Resumo: Um dos principais desafios da atualidade para professores de Língua Portuguesa é a busca por propostas relevantes que auxiliem na construção do conhecimento da língua, uma vez que são crescentes as dificuldades encontradas, por parte de docentes e discentes, no tocante ao trabalho de produção e interpretação de textos. Um dos instrumentos facilitadores do ensino, nesse âmbito, são as sequências didáticas, pois apresentam ações que priorizam o entendimento e a apropriação da linguagem, baseando-se nos conhecimentos prévios dos educandos. Este trabalho, desenvolvido para o Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, sob orientação da Professora Doutora Elisete Maria de Carvalho Mesquita, apresenta-se como uma proposta de ensino de gêneros discursivos/textuais - especificamente o gênero notícia – desenvolvido com alunos da 2ª fase do Ensino Fundamental, e propõe a inserção em práticas de leitura e escrita significativas, observando suas vantagens e contribuições para o ensino de língua materna e sua aplicabilidade por parte dos docentes. Embasamos nosso estudo nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998) e na concepção bakhtiniana de gêneros discursivos (BAKTHIN, 2011). A metodologia da pesquisa-ação foi utilizada para este trabalho, cujo objetivo prático se concretizou na elaboração de uma sequência didática para o trabalho com o gênero, conforme preconizam Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os principais resultados obtidos nos mostram que as atividades sequenciadas são uma importante ferramenta no trabalho com gêneros pelo fato de trabalharem de acordo com as necessidades reais da turma.
|
|