O presente trabalho tem por objetivo analisar o comportamento da mídia diante da transmissão de informações e como elas podem influenciar determinantemente no âmbito social e em decisões judiciais. Como é de conhecimento geral, os meios de comunicação estão cada dia mais estendendo seu alcance e consequentemente aumentando seu público ouvinte, sendo uma grande ferramenta de formação de opinião, que tem o poder de influenciar a massa, que por sua vez, diante de notícias carregadas de sentimentalismo, acaba persuadindo o Judiciário e interferindo em julgamentos.
É fato a importância que os meios de comunicação possuem na sociedade contemporânea, como instrumentos que potencializam a globalização, permitindo o acesso rápido às informações, promovendo debates, proporcionando lazer, entre outras inúmeras funções que ampliam as relações sociais e estimulam o bem-estar público. Nesse sentido, apesar de tais pontos positivos, é evidente o poder de persuasão social da mídia, na medida em que veicula notícias que apenas beneficiam seus interesses, em um genuíno jogo de poderes, usando deste para a manipulação da massa, descontextualizando situações e adquirindo um caráter mercantil.
Com relação ao judiciário, é de fácil observação que esse órgão e suas prerrogativas têm sido utilizados como um palco onde os conflitos são tratados como espetáculos diante das telas da mídia. O direito e a busca pela justiça aderem ao segundo plano, sofrendo a ameaça de se promover um julgamento injusto, devido à falta de fatos verídicos e o excesso de controle emocional e sensacionalismo.