Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO CONTEXTO DE UM GRUPO DO FACEBOOK: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE LETRAS

Autores:
Valdir Silva (UNEMAT - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:

As profundas e significativas transformações sociais, econômicas, políticas, culturais e tecnológicas que estamos vivenciando no mundo atual são, em sua grande maioria, efeitos das tecnologias digitais da informação e da comunicação que emergiram no final século passado. Os impactos destas tecnologias na sociedade contemporânea estão nos impondo novas formas de conhecer, de representar, interpretar e significar o mundo. Nesse sentido, essa comunicação tem por objetivo apresentar os níveis das dinâmicas complexas e adaptativas das práticas de escrita dos alunos do curso de Letras da UNEMAT/Cáceres, no âmbito da disciplina Linguagem e Tecnologia, ofertada na modalidade semipresencial, em 2018/2. Para tanto, tomo para análise as mensagens dos posts e comentários dos alunos nos seminários online realizados em um Grupo do Facebook sobre os seguintes temas: Gamificação, Tradutores Digitais, Fanfictions, Memes, Internetês, Educação Digital e Fake News. Para descrever, interpretar e compreender tais dinâmicas, todo o estudo é norteado pelos postulados teórico-metodológicos dos Sistemas Adaptativos Complexos (HOLLAND, 1995, LARSENFREEMAN, 1997; PAIVA, 2002; SILVA 2008), a partir de conceitos como: a) diversidade, b) interação, c) colaboração, d) adaptação, e) emergência, f) sensibilidade às condições iniciais. O estudo, ainda em desenvolvimento, aponta alguns aspectos bastante significativos: a) por ser um espaço textualmente mediado, as práticas de escrita no Grupo do Facebook foram muito significativas, em termos de quantidade e qualidade da produção escrita; b) de acordo com os alunos, as questões teóricas e práticas sobre os efeitos das tecnologias digitais nas práticas de linguagem e de ensino são fundamentais para o processo de formação de professores da área da linguagem para a Educação Básica e; c) considerando a importância dos efeitos das tecnologias digitais em todas as esferas sociais, torna-se imperioso que as escolas e, em particular, os cursos de licenciatras, atualizem suas práticas de ensino e de aprendizagem para o mundo contemporâneo.   .