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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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GOTAS LITERÁRIAS: PROPOSTA DE METODOLOGIAS ATIVAS NA LEITURA E PRODUÇÃO DE POESIA.

Autores:
Nidiane Aparecida Latocheski (SEDUC - Secretaria de Estado da Educação , EEEFMMAT - E.E.E.F.M. Maria Arlete Toledo) ; Luciana Lino Ferreira Adams (SEDUC - Secretaria de Estado da Educação , EEEFMMAT - E.E.E.F.M. Maria Arlete Toledo)

Resumo:

A presente pesquisa discute a presença da linguagem poética em diversos gêneros textuais nas mais variadas expressões – verbais e não-verbais – por meio de pesquisa-ação realizada com alunos do ensino médio da escola pública Maria Arlete Toledo, no município de Vilhena, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Rosana Nunes Alencar. Desenvolve-se em espaços de investigação, denominados, oficinas de escrita e leitura, cujas professoras e alunos constituem-se sujeitos das reflexões acerca da produção literária. É um desdobramento do projeto “Dia de Ler. Todo Dia” e do Programa “Melhoria da Qualidade de Ensino”, do qual o projeto ora apresentado faz parte. As ações que integram esta proposta partiram da necessidade de refletir, sistematicamente, acerca da prática de leitura e produção de texto literários no ensino médio. A criação de ambientes favoráveis de práticas de ensino-aprendizagem na área de língua portuguesa, com ênfase na literatura, permite elucidar o estado atual do ensino das linguagens propostas em documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e BNCC, no que diz respeito à área em estudo. Justifica-se, ainda, pela importante interação do leitor/aluno com o texto poético, para torná-lo interessante no processo de formação de leitores. Assim sendo, a proposta através de metodologias ativas, investiga práticas literárias com vistas ao ensino de literatura brasileira em consonância com autoria por intermédio do repertório pessoal de poemas, mediante a formação de oficinas, que contribuam para considerar sobre o ensino de literatura incorporado nas disciplinas de arte e língua portuguesa, conforme a realidade no estado de Rondônia. Para discutir as questões citadas e outras que estão no entorno, as concepções teóricas de Antoine Compagnon, presentes no livro Literatura para quê? (2009), e de Tzvetan Todorov, no livro A literatura em perigo (2010), servem de apoio a esta pesquisa.

 


Agência de fomento:
CAPS