TÍTULO: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Carla Julita Duarte Pinto
Professora da Educação Básica de Língua Portuguesa da Rede Estadual
Mestranda do PROFLETRAS/UNEB
A contação de histórias como uma prática pedagógica a ser exercitada pelo professor, aliada ao uso da criatividade em sala de aula, foi a estratégia escolhida para direcionar esta pesquisa com vistas ao estímulo à prática da leitura e ao favorecimento do afeto e da identidade no processo da aprendizagem dos alunos. Para tanto, consideramos o contexto de uma escola pública da periferia de Salvador/BA, a qual não dispõe de biblioteca ou espaço de leitura, onde alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II apresentam um comportamento não leitor de livros e dizem com frequência: “Não suporto ler! ”. Dessa forma, apresentamos esta proposta de intervenção que foi construída a fim de aprimorar o contato desses alunos com a leitura de forma lúdica, dando-lhes o protagonismo nas atividades. Para isso, fizemos das narrativas o cerne desta pesquisa, sendo elas imagéticas, fílmicas, orais e escritas, com ênfase nos contos de fada, clássicos e estilizados. Paralelamente, por considerarmos imprescindível o contato com ambientes de cultural para formação do leitor, trazemos também uma explanação sobre espaços de leitura. Este trabalho apoia-se nos seguintes teóricos: Fiorindo (2001;2015), Chesterton (2008), Coelho (2012), Darton (1988), Benjamin (1994), Ramos (2011), Souza e Bernardino (2011), Nascimento Neto (2006), Bedran (2011), Sant’anna (1991;2011), Lima (1998) Gancho (2000), Amaral (2004), Held (1980), Wendell (2011;2013) e Ramalho (2011).
Palavras-chave: LEITURA; CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS; ESPAÇOS DE LEITURA; CONTOS DE FADA.