O plano de aula disponível online: uma análise semiótica. | Autores: Ana Carolina Cortez Noronha (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo: Nossa pesquisa tem como objeto de investigação o plano de aula online, concebendo-o como um gênero textual que pertence à esfera discursiva escolar e que contém a concepção teórica e prática de um sujeito professor que constrói um percurso de aquisição do saber com seus alunos no espaço da aula. Desde o início dos anos 2000, o plano de aula, que era um texto que ficava mais restrito ao espaço de cada escola, passou a ser compartilhado online, em sites ligados à educação. Essa nova característica faz com que ele ganhe relevância e novos contornos devido ao seu novo suporte. Ao analisá-lo discursivamente, com o ferramental da semiótica greimasiana, buscamos suas características e o que ele mostra sobre o que seja uma “boa aula” neste início de século. Nosso corpus de análise é constituído pelos planos de aula compartilhados no site Portal do Professor, um site mantido pelo Ministério da Educação e Cultura desde 2008 para essa finalidade e que contém mais de quinze mil planos publicados. Como os planos, para serem publicanos nesse site, precisam ser previamente aprovados pelo MEC, entendemos que esses planos de aula contêm não apenas a concepção de professores sobre as aulas, mas também a do ministério. Com esta pesquisa de doutorado, que se encontra em andamento, com a qual buscamos contribuir para a compreensão da transmissão e construção do conhecimento no espaço escolar brasileiro neste início do século XXI.
Agência de fomento: Capes |
|