Poster
| A VIOLÊNCIA CONTRA AS PERSONAGENS FEMININAS EM “VENHA VER O PÔR DO SOL” E SÃO BERNARDO | Autores: Ana Flávia Queiroz Furtado (UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie) |
Resumo: A presente pesquisa é resultado de projeto realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), concedida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie sob orientação do professor doutor Cristhiano Motta Aguiar, em que estuda a violência física e psicológica motivadas pelo ciúme através de um estudo das personagens femininas de dois contos de Lygia Fagundes Telles. Sendo assim, tendo em vista o estudo anterior, a violência motivada pelo ciúme é novamente analisada no conto “Venha ver o pôr do sol” de Telles e no romance São Bernardo de Graciliano Ramos, uma vez que mostram duas mulheres vítimas de parceiros ciumentos, possessivos e violentos. Logo, a fim de elucidar melhor a pesquisa, examina-se as personagens femininas, Raquel e Madalena, sob a perspectiva dos textos A ficção brasileira hoje: os caminhos da cidade (PELLEGRINI, 2002), Prosa contemporânea brasileira e violência (AGUIAR, 2017), Imagens da mulher na narrativa brasileira (DALCASTAGNÈ, 2007), O monstro de olhos vários: o ciúme na literatura (VIEIRA, 2002) e Crime Passional: Quando a paixão aperta o gatilho (MAZZUCHELL; FERREIRA, 2007), como meio de analisar as personagens femininas perante a sociedade, bem como o ambiente e os traços do ciúme e violência na literatura. Além disso, ao se trabalhar com estes textos, busca-se comprovar como o amor e o ciúme estão intrinsecamente interligados nas duas narrativas, levando à morte das duas personagens através da violência física e psicológica. Portanto, percebe-se que o ciúme e a possessão acabam com a vida de duas mulheres, já que são consideradas propriedade individual e objetos de controle dos parceiros. Assim, o tema é importante ao se considerar os movimentos sociais atuais, porque o estudo buscou, no corpus, estratégias de representação literária que retomam a reflexão da violência contra a mulher na ficção através de uma leitura comparada entre o contemporâneo e o moderno.
|
|