Poster
| O ensino de Língua Portuguesa aliado à Literatura | Autores: Jéssica Mendes da Silva Rodrigues (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Este trabalho resulta da prática de ensino desenvolvida no Estágio de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas II realizado em uma turma de 1º ano do Ensino Médio. A problemática de ensino esteve voltada à formação do aluno como leitor e produtor de textos que abordassem o tema “Cultura, arte e literatura gaúcha”, em uma perspectiva de multiletramento (ROJO, 2009); com o objetivo de refletir a identidade regional através de diferentes práticas de letramento e desenvolver os quatro conjuntos de práticas de linguagem: compreensão oral, leitura, escrita e fala (RIO GRANDE DO SUL, 2009). A proposta de ensino justifica-se devido à importância do trabalho com gêneros discursivos, bem como o acesso a diferentes formas de uso da linguagem e a ampliação das práticas sociais dos alunos. A prática de ensino foi desenvolvida através de sequência didática (GAGLIARDI, 2008 – Material Olimpíada de Língua Portuguesa), num total de 20h/a. Foram trabalhados em aula cenas do filme “El baño Del Papa”, mapas, cartazes, conto “Contrabandista”, de Simões Lopes Neto (impresso e áudio), para posteriormente ser levado o livro “Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez” de Tabajara Ruas. No entanto, a escola pediu para que o trabalho com o livro fosse encerrado, pois o classificou como inadequado para a faixa etária dos alunos. Desse modo, o conteúdo gramatical (ortografia) não foi possível de ser trabalhado como planejado, sendo necessário para isso levar outro conto “Travessia” de Sérgio Faraco. Os resultados foram razoáveis, visto que o projeto teve que ser modificado, no entanto foi possível perceber que alguns alunos se interessaram pelas atividades e produziram bons textos. Com a experiência vimos à importância do planejamento, da escolha dos textos, de ter outros recursos para recorrer, bem como de conhecer os alunos para a elaboração das atividades.
|
|