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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A CRÔNICA COMO OBJETO DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO

Autores:
Maria José Alves (IFTO - Instituto Federal do Tocantins)

Resumo:

O trabalho com a crônica junto aos alunos do ensino médio justifica-se pela necessidade de torná-los aptos a identificar esse gênero textual que está sempre presente em suportes jornalísticos. Assim, reconhecer seus elementos constitutivos, analisar e comparar textos de diferentes autores e de produzi-los são mecanismos necessários para consecução do objetivo de ampliar a visão de mundo do aluno. Para tanto, contou-se com várias etapas: conversa inicial e exibição de filme sobre o tema a ser trabalhado; reflexões sobre os variados gêneros textuais e o conceito de crônica; leitura da crônica “Liberdade”, de Cecília Meireles; pesquisa do contexto de produção; leitura de textos complementares; realização de atividades de exploração do texto; debate; produção de artigo de opinião ou carta argumentativa; identificação das dificuldades encontradas na utilização dos usos linguísticos; e avaliação do desempenho obtido pelos alunos após a realização das atividades. Foram utilizados, inicialmente, livros de teoria literária que tratam da definição de crônica como Cony, Sant’Anna, Sá e Galvani, dentre outros, direcionando, em seguida, para a pesquisa-ação. Foram constatadas dificuldades relacionadas à associação de um termo a seu referente, inferência de situações de ambiguidade e de ironia; estabelecimento de relações lógico-discursivas presentes no texto, mas percebeu-se que com um trabalho sistematizado, compreendendo etapas essenciais há uma satisfatória apreensão das habilidades necessárias à compreensão e análise não só desse gênero, mas de qualquer outro gênero textual.