Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Progressão tópica como estratégia de desenvolvimento da escrita: reflexões sobre uma experiência

Autores:
Adriana Eugênia Antony Afonso (UNINORTE - Centro Universitário do Norte - Laureate)

Resumo:

A construção de um texto dá-se por meio de diversos recursos, os quais permitem, principalmente, sua sequenciação enquanto unidade de sentido. O encadeamento de ideias necessita de uma progressão semântica, constituindo-se como ponto elementar na organização lógica de produção e propiciando um processamento claro e coerente. Sob o tema Progressão tópica como estratégia de desenvolvimento da escrita: reflexões sobre uma experiência, esta pesquisa visa responder à pergunta: como a progressão tópica pode ser utilizada como estratégia para desenvolver uma escrita coerente? Para isso, define-se como objetivo geral analisar o desenvolvimento da escrita de alunos do ensino superior a partir do uso da progressão tópica como estratégia, e como objetivos específicos identificar e descrever a progressão tópica em textos de alunos do Ensino Superior, e verificar o desenvolvimento da escrita de alunos universitários a partir da orientação com base na progressão tópica. A pesquisa é realizada com universitários, que elaboram textos de diferentes conteúdos, para posterior revisão e reescrita com base em orientações sobre, principalmente, progressão tópica. Tendo como aporte teórico a Linguística Textual, o estudo baseia-se nos estudos de Marcuschi (2000), Val (2004), Koch (2007), Koch e Elias (2009) e Lins et al (2017). A relevância dessa pesquisa está na possibilidade de oferecermos ao aprendiz, o desenvolvimento da escrita por meio do reconhecimento de mecanismos que concedam uma organização coerente de ideias, viabilizando a continuidade e a progressão de tópicos. Os resultados preliminares apontam para o que pode ser uma estratégia singular, sobretudo em se tratando de entendimento acerca da tessitura textual, pois ao organizar um texto com base em tópicos discursivos, pode-se perceber as marcas que deverão continuar e fazer o texto progredir, conferindo a unidade de sentido.