Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A Transposição Didática e Informática presentes em atividades do Google Classroom: Um Recurso Educacional Aberto para o ensino e aprendizagem

Autores:
Flavio Romulo Alexandre do Rego Barros (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo:

O desenvolvimento da informática e suas tecnologias, no mundo, principalmente no âmbito da educação, propicia mais uma forma de Transposição Didática (TD) através da Transposição Informática (TI). A TI pode ser considerada como um processo que permite transformar, de forma mais profunda, o conhecimento a ser ensinado. Isso só é possível porque a internet surgiu com o intuito de facilitar a comunicação e a educação se apropriou das ferramentas disponíveis da Web como campo de pesquisa, aquisição de conhecimento, ensino e aprendizagem. A Web quando mantém um equilíbrio entre: interação social, propagação de informação e aprendizagem colaborativa pode ser considerada educativa. Assim, a concepção das aulas de Língua Portuguesa (LP) sofreu transformações, a partir do advento tecnológico e fez surgir desafios no ensino do século XXI. O objetivo desse trabalho é comprovar como ocorre a TD e TI no desenvolvimento de atividades no Google Classroom, voltadas para a Língua Portuguesa. Fundamentado nas concepções de Chevallard (1997), Balacheff (1991, 1994a, 1994b) e Caiado (2011) sobre transposição didática e informática; em Leffa (2006), Santos (2013) e Wiley (2000) sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA) esta pesquisa traz, como metodologia, a análise de duas atividades de LP produzidas no Google Classroom com o intuito de compreender a Transposição Didática e Informática nesse Repositório Digital e o consequente resultado da aprendizagem obtida por estudantes do Ensino Médio de uma escola particular do Recife. Os resultados apontam para fatores positivos na passagem dos saberes, pois novos recursos, que são de uso exclusivamente do meio digital, através das múltiplas semioses, oportunizam novas formas de TD efetuadas pelo professor e a consequente dinâmica do processo de aprendizagem.