Poster
| Eu no mundo: o ensino de escrita em língua portuguesa através de relatos pessoais | Autores: Andre Trindade Fonseca (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo: Este trabalho visa compartilhar a experiência em sala de aula ocorrida com uma turma do sexto ano de ensino fundamental em uma escola pública federal no estado do Rio Grande do Sul dentro da disciplina de estágio supervisionado do curso de Letras. Com base na teoria Bakhtiniana (2003, p. 278) de que “todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua.”; dos Referenciais Curriculares do RS (2009, p. 86) que sustentam que a “intertextualidade é a relação ou diálogo entre textos diversos” e das múltiplas experiências pessoais dos alunos enquanto sujeitos sócio-históricos, a temática principal para o ensino de escrita através de relatos pessoais fora alcançada. O trabalho apresenta o período de estágio ocorrido em 2017 em que os alunos foram encorajados a escrever um gibi de memórias através da obra “Três” da autora Sul Riograndense Samanta Floor, utilizado como texto base para a produção final. O período de três meses contou com 14 aulas presenciais e, para que o projeto final fosse alcançado com êxito, os alunos tiveram contato com diferentes gêneros textuais com o intuito de construir o seu aporte pessoal. De relatos de viagem presentes no livro didático utilizado pela turma, passando pela letra da música “Ovelha Negra” da cantora Rita Lee a trechos de “O Diário de Anne Frank”, os alunos puderam experimentar diferentes formas de relatos pessoais sob diversas perspectivas. Essa experiência foi muito importante, tanto para os estudantes quanto para o professor em formação, tendo em vista a relevância e a pertinência de colocar os alunos no centro da disciplina e fazer com que o ensino de escrita em língua portuguesa fosse realizado levando em conta as experiências e histórias individuais dos alunos.
Agência de fomento: CAPES |
|