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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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NOTÍCIAS ON-LINE: ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS DE APELO AO SENSÍVEL

Autores:
Josiane Boff (UPF - Universidade de Passo Fundo)

Resumo:

Esta pesquisa se volta ao estudo de estratégias enunciativas empregadas em notícias jornalísticas. Tem como objetivo principal identificar e analisar estratégias enunciativas relacionadas à projeção de efeitos de sentido passionais em notícia jornalística on-line. O corpus é composto por uma notícia on-line intitulada: 'Fiquei petrificada', diz fotógrafa que fez imagem de menino sírio morto e foi publicada no site G1 on-line em 03 de setembro de 2015. A análise ancora-se em estudos enunciativos na perspectiva da Semiótica Discursiva. A escolha dessa abordagem justifica-se pelo fato de que esta teoria se volta ao estudo de diferentes mecanismos enunciativos (verbais e não verbais), procurando explicar como se constroem os sentidos a partir da inter-relação deles no texto. Assim, a base teórico-analítica deste trabalho ampara-se, principalmente, nos estudos de Greimas (2013, 2014), Fiorin (2003, 2006, 2014, 2016), Barros (2005, 2012a, 2012b), Gomes (2005, 2007, 2008, 2009) e Teixeira (2004). Quanto aos procedimentos metodológicos, esta corresponde a uma pesquisa de cunho bibliográfico, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Como resultados, verificamos que as estratégias enunciativas utilizadas no enunciado verbal do narrador projetam efeitos de objetividade e neutralidade. No entanto, quando ocorre a delegação de voz aos interlocutores, estes podem manifestar suas opiniões sem restrições. Assim, na notícia que analisamos, evidenciaram-se efeitos de passionalidade na instância do interlocutor, quando este se manifesta em discurso direto (verbal ou não verbal). Nos enunciados verbais desses sujeitos, aparecem marcas de subjetividade e expressões de apelo ao sensível. Também nas fotos e vídeo, considerados neste estudo uma espécie de discurso direto não verbal, manifestam-se mecanismos de apelo passional. Nelas, as estratégias se mostram mais contundentes, dada a força da imagem e dos recursos audiovisuais na produção de efeitos de realidade e na projeção de elementos da ordem do “indizível”.