TICs E ATIVIDADE LÚDICAS EM SALA DE AULA:
Pesquisa-ação sobre o uso das TICs no letramento escolar
| Autores: Deusemar Cardoso do Nascimento (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) |
Resumo: O presente trabalho tem como proposta analisar a importância do letramento crítico e letramento digital pela influência das redes sociais, combinadas com atividades lúdicas, como elemento influenciador no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, apresentaremos estudo de caso em desenvolvimento em turma do 7 ano da E.E.F Assunção Pereira da Costa em Tianguá- CE, no qual as redes sociais são aplicadas como elemento catalisador do processo de ensino, particularmente a sua importância na área educacional, valorizando a educação à distância e caracterizando-a como coparceira nas relações sociais e no desenvolvimento do letramento dos jovens atualmente. A pesquisa está enquadrada no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS e seu enfoque é apresentar um modelo de aprendizagem prazerosa aos alunos, uma vez que entendemos que, enquanto se divertem, os estudantes principal apresentar modelo de ensino-aprendizagem que pressupõe pensar de maneira diferente o ato de ensinar, considerando uma nova concepção de homem, de sociedade e de ensino no contexto de uma geração já letrada no mundo digital, o que requer subsídios efetivos. Aplicando os interagem uns com os outros, se conhecem e descobrem o mundo ao seu redor. Assim, vão adquirindo, a cada dia mais, habilidades e competências, enquanto aprendem com atividades de caráter interativo e que viabilizam um processo educacional eficiente. A proposta tem como objetivo pressupostos teóricos e metodológicos no escopo do letramento crítico e digital e da sequência didática, o estudo revela a crescente necessidade de trabalhar com as TICs e atividades lúdicas de leitura com o objetivo de melhorar o processo de letramento e aprendizagem de língua portuguesa dos alunos.
|
|