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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


As Representações Sociais do Ensino de Língua Portuguesa: uma contribuição para a formação do professor

Autores:
Raimunda Gomes de Carvalho (IFPI - Instituto Federal do Piauí)

Resumo:

O ensino de gramática é fundamental para a ascensão social do indivíduo, mas desde que seja utilizado a partir de situações reais no processo de ensino aprendizagem, e não como pretexto para uso prescritivo das regras da gramática normativa de forma descontextualizada. Não faltam situações em que os professores podem abordar a gramática, partindo do uso funcional, de forma sistemática e significativa.Contudo, nem sempre os professores apresentam práticas e formação que possam contribuir para um ensino mais adequado às realidades desses estudantes. Com foco nessa problemática, esta pesquisa apresenta como objetivo principal analisar as representações sociais do ensino de Língua Portuguesa elaboradas pelos estudantes do Ensino Médio com foco na gramática normativa e que possam subsidiar relfexões importantes para a formação docente. Fundamentados, na Teoria das Representações Sociais, podemos detectar os valores, a ideologia e as contradições, considerando aspectos fundamentais para a compreensão do comportamento social, sem a necessidade de inferirmos predisposições que pouco garantem uma relação causal com os comportamentos. Para tanto, elaboramos uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, com incursões etnográficas por meio da observação participante, utilizando conversações informais e diretivas com registros das falas e anotações. As análises desta pesquisa revelam o quanto é importante compreendermos as representações sociais de estudantes do Ensino Médio sobre o ensino de Língua Portuguesa para que possamos viabilizar novos métodos de ensino e, sobretudo, buscarmos condicionar esses métodos à formação de professores.  Percebermos também que o professor, às vezes, possui conhecimento limitado da variedade padrão da língua e acaba não sabendo como explorar a gramática normativa em suas aulas. Portanto, é necessário o professor pensar o ensino de gramática normativa numa perspectiva funcional, através da qual os alunos possam pensar racionalmente e criticamente sobre os usos da língua, com foco em nas subjetividades, intencionalidades, registros e modalidades.