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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O LETRAMENTO ACADÊMICO DE ALUNOS DE LETRAS EM PRÁTICAS AUTORREFLEXIVAS DE ESCRITA

Autores:
Lúcia de Fátima Santos (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo:

Nesta comunicação, tem-se como objetivo discutir o letramento acadêmico em práticas autorreflexivas de escrita de diferentes gêneros discursivos, vivenciadas por um grupo de alunos de Letras da Universidade Federal de Alagoas no decorrer de três disciplinas, sob a orientação da mesma professora. Trata-se, assim, de uma análise que tem um caráter processual na qual adotam-se orientações metodológicas em correspondência com os pressupostos defendidos na área de Linguística Aplicada. O interesse para investigar essa questão justifica-se pela necessidade de contribuir para a compreensão das dificuldades de escrita apresentadas pelos alunos universitários, principalmente aqueles provenientes de escolas públicas, nos momentos iniciais do curso, quando começam a escrever gêneros exigidos no contexto acadêmico. Na análise e discussão dos dados, foram consideradas as reflexões de autores que abordam o letramento acadêmico, como Lillis  (1999), Fiad (2011,2013), Zavala (2001), Santos (2015), entre outros, correlacionando-as  com as discussões de Bakhtin (2003) sobre gêneros. Além das atividades de escrita e reescrita de textos, o corpus também é formado por dados de entrevistas e questionários, obtidos em contexto de intervenção, no qual a professora assumiu também o lugar de pesquisadora. De acordo com os resultados até então obtidos, observa-se que as práticas autorreflexivas de letramento têm contribuído para que os alunos dominem com maior compreensão as características dos gêneros acadêmicos, como também para a ampliação da autonomia deles como produtores de textos.