Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Pesquisa em Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio Integrado: uma experiência no IFSP – Bragança Paulista

Autores:
Karina Magno Brazorotto de Sá (IFSP - Instituto Federal de São Paulo) ; Maria Isabel D´andrade de Sousa Moniz (IFSP - Instituto Federal de São Paulo)

Resumo:

A pesquisa, defendida como princípio pedagógico, especialmente no Ensino Médio, supõe uma atitude diante da realidade que envolve a investigação e a (re)construção de conhecimentos (BRASIL, 2013). Mais do que uma metodologia para ensinar conteúdos já previstos no currículo, a experiência desenvolvida durante o ano de 2017, no Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista, partiu da adesão de alguns alunos ao desafio, proposto pelas professoras, de aprofundar seus conhecimentos sobre temas de Língua Portuguesa e Literatura. O principal objetivo foi propiciar aos estudantes do Ensino Médio a aprendizagem de procedimentos próprios da investigação científica, como a formulação de perguntas de pesquisa, coleta de dados, elaboração de diários de bordo e relatórios, apresentação de pôsteres em eventos científicos. Podem ser elencados resultados em três vertentes: em relação aos alunos, às professoras e à visibilidade da área em eventos científicos voltados a estudantes do Ensino Médio e Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Os alunos ampliaram sua compreensão quanto às possibilidades de pesquisa na área de Língua Portuguesa e Literatura; motivados e orientados pelas professoras, aprenderam a organizar-se e a realizar de forma autônoma as tarefas próprias de um processo de investigação, tecendo relações entre as informações e contextualizando-as. As professoras aprimoraram as competências necessárias à orientação das pesquisas de alunos jovens. Além disso, o trabalho de orientação em dupla favoreceu um processo compartilhado que aumentou o conhecimento profissional pedagógico, suscitando o diálogo, a criatividade e a ruptura com a cultura do isolamento. Finalmente, foi possível aumentar a visibilidade da área em feiras de ciência e tecnologia, uma vez que os resultados das pesquisas foram apresentados em eventos na própria escola e em outros municípios.