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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


SUJEITO GRAMATICAL E OBJETO DIRETO: GRAMÁTICA DA FALA VERSUS “GRAMÁTICA” DA ESCRITA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores:
Telma Moreira Vianna Magalhães (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Cláudia Roberta Tavares Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:

Pesquisas linguísticas têm chamado a atenção para as diferenças entre a gramática da fala e a “gramática” da escrita no Brasil (TARALLO, 1996; KATO, 2005). Esse fato decorre do processo de reorganização por que vem passando a gramática da fala do português brasileiro (PB) (cf. GALVES, 2001, PAGOTTO, 1993, NUNES, 1993, KATO, 1999, entre outros) que ainda é desconhecido por grande parte dos docentes, o que os impede de refletir sobre essa gramática e de, por sua vez, compará-la com a “gramática” da escrita. Diante disso, este trabalho objetiva discutir aspectos sintáticos do PB, mais especificamente, o sujeito gramatical e o objeto direto, em dados de fala e de escrita, visando investigar até que ponto a “gramática” da escrita distancia-se da gramática da fala. Para tanto, serão analisados contextos declarativos finitos extraídos de narrações produzidas no Ensino Fundamental II de uma escola da cidade de Maceió - AL e de dados de produção espontânea de uma criança da cidade de Vitória da Conquista – BA com idade compreendida entre 2;0,0 e 3;4.0. Para fundamentarmos a análise, foi adotada a teoria da gramática gerativa (cf. CHOMSKY, 1981 e seguintes). Os resultados obtidos mostram que há uma grande distância entre o conhecimento linguístico que a criança traz para a escola e o conhecimento linguístico que o falante demonstra após anos de aprendizado do PB na escola.