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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PROCESSOS REFERENCIAIS EM EDITORIAIS: REFLEXÕES SOBRE A HISTORICIDADE DO GÊNERO E DA LÍNGUA POR MEIO DA SEQUENCIA DIDÁTICA

Autores:
Renata Oliveira Henriques Mendes (UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO)

Resumo:

Esta pesquisa objetiva analisar a historicidade do gênero textual editorial e os processos de referenciação por meio da sequência didática aplicada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, pretende-se traçar a tradicionalidade do gênero editorial e de seus elementos constitutivos para o reconhecimento de sua historicidade em diferentes condições de produção e identificar os elementos coesivos de referenciação na constituição de editoriais de diferentes momentos históricos. O gênero em questão é pouco explorado na escola, tendo em vista o seu grau de complexidade e o tempo pedagógico insuficiente para sua apropriação, acarretando em um conhecimento superficial acerca do gênero. Em decorrência disso, o ensino de Língua Portuguesa apresenta diversas lacunas e uma delas é o estudo sobre a historicidade dos gêneros, acompanhada das condições de surgimento e das mudanças ocorridas ao longo do tempo. Dessa maneira, é essencial que os professores de Língua Portuguesa considerem os gêneros em sua perspectiva diacrônica e analisem as transformações sofridas pela língua em seus aspectos gramaticais. Nesse contexto, uma intervenção pedagógica, baseada na sequência didática possibilitará aos estudantes o desenvolvimento das competências: leitora, linguística e comunicativa, a apropriação do gênero editorial e sua produção efetiva. Portanto, o presente estudo consistirá na pesquisa-ação, de caráter qualitativo e traz como arcabouço teórico os estudos de Kabatek, (2006), Oesteirreicher (2002), Peter Koch (1997), Zavam (2017), Andrade e Gomes (2018), Gomes (2007), Marcuschi e Dionísio (2007), Koch (2004), Elias (2016), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).