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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Partilhas linguístico-literárias: proposta de mediação em escolas públicas de Vilhena-RO

Autores:
Rosana Nunes Alencar (UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia )

Resumo:

Esta comunicação tem por objetivo discutir e partilhar resultados parciais do projeto de estágio supervisionado intitulado “Partilhas linguístico-literárias: proposta de mediação em escolas públicas de Vilhena-RO”. Em andamento desde agosto de 2018 e desenvolvido no âmbito do Programa Residência Pedagógica, o projeto referido é uma parceria entre a Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Câmpus de Vilhena e as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Maria Arlete Toledo e Shirlei Ceruti, situadas no município de Vilhena-RO. Esta proposta se justifica em razão da premente necessidade de haver espaços de interlocução entre a Universidade e a Escola de Educação Básica. Considerando o fato de que ambas as instituições estão diretamente relacionadas no processo de ensino-aprendizagem, seus enfrentamentos são próximos e podem ser justificativa de trabalho conjunto. Uma proposta que pretende “fortalecer o campo da prática” e “exercitar de forma ativa a relação entre teoria prática profissional docente” (Edital Capes n. 06/2018) tem em sua base a premissa de que o conhecimento se efetiva por meio de processos socialmente construídos. Do ponto de vista da formação acadêmica, a “imersão sistemática e planejada do aluno de licenciatura em ambiente escolar” (Edital CAPES n. 06/2018) tem perspectiva integradora. A realização de um trabalho dessa envergadura pretende contribuir no sentido de potencializar o conhecimento do estudante acerca da língua portuguesa e da literatura – desde as especificidades às questões mais gerais. Do ponto de vista metodológico, o projeto acolhe a pesquisa-ação. Teoricamente, o projeto está alicerçado em concepções que tratam da formação de professores, como são os estudos de António Nóvoa, do ensino de língua portuguesa e literatura, e esse é o caso de Paulo Coimbra Guedes em A formação do professor de português: que língua vamos ensinar e Antoine Compagnon em Literatura para quê.

 

 


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