A produção oral a partir do incentivo da leitura literária: um estudo de caso de uma criança que não tem habilidade de escrita | Autores: Geuvana Vieira de Oliveira Maia (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) |
Resumo: O livro deve fazer parte da vida do ser humano desde seus primeiros meses de vida para manuseio e costume com os desenhos, geralmente usa-se o livro de plástico. Uma criança de quatro anos não lê, então ela necessita de leitores que leiam para ela, que deve ser o professor e a família. A discussão será a respeito de discussões sobre a necessidade de inserir a literatura Infantil nos primeiros anos do Ensino Fundamental a partir de experiência de pesquisa realizada em um estudo de caso e constatar que a leitura literária permite a produção de textos por uma criança que não é alfabetizada. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico com textos teóricos de autores que discutem sobre a leitura do texto e, também, através da experiência com o contato com uma criança do 2º período da educação infantil, que é capaz de produzir textos e ter uma percepção de letramento sobre as estórias que ouve. A prática de leitura de textos literários infantil é de suma importância, eficiente e eficaz no processo do desenvolvimento cognitivo das crianças e contribui para a formação de leitores letrados porque permite a criança conhecer pessoas, atitudes e situações que pode agir criticamente. Devido a isso, afirmamos que a leitura do texto literário deve ser prática recorrente nas escolas de educação infantil e no ensino fundamental e com Projetos de Leitura literária que incentivem a comunidade escolar com professores e alunos e a família. A partir disso, concluo que essa prática constante desenvolve a imaginação e é possível escrever (contar) estórias novas através dos conflitos figurados por personagens ficcionais, e conhecer fatos que podem semelhar a vida comum ou mesmo a mera fantasia.
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