PERFIL SOCIOLINGUÍSTICO DE LICENCIANDOS DA ÁREA DE LINGUAGEM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO | Autores: Ana Carolina Capuzzo de Melo (IFB - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Brasília) |
Resumo: A pesquisa aqui apresentada tem por objetivo relatar o processo de desenvolvimento do letramento acadêmico de dois licenciandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade de Brasília, com foco no perfil sociolinguístico de cada estudante. Através da análise das narrativas dessas pessoas, procurou – se identificar as estratégias e desafios que norteiam a transição da oralidade ao letramento acadêmico, buscando entender como as pessoas de minorias linguísticas, isto é, pessoas estigmatizadas por não terem o domínio da norma padrão, podem construir seus letramentos acadêmicos e profissionais, considerando seu perfil predominantemente oralizado. A metodologia utilizada para coleta de dados foi pautada na Etnografia da Comunicação (HYMES, 1977; 1995), fazendo uso dos recursos de observação participante, entrevistas e protocolos verbais, situando - se na perspectiva da abordagem qualitativa. Teoricamente, o presente trabalho foi embasado em Kleiman (1995), Pretti (2003), Marcuschi (2007), Molina e Sá (2011), Sousa (2011), Ilari (2014), Street (2014), Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2014), Moura (2015), dentre outros. A pesquisa revelou que a aquisição do letramento acadêmico, articulada ao letramento ideológico, constrói, nessas pessoas, uma consciência social que faz com que elas se percebam parte de uma coletividade, que desenvolvam um sentimento de identidade e pertencimento e que se coloquem em luta nos espaços onde vivem, contribuindo para a transformação social de suas realidades.
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