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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


#Elenao e #Elesim: antíteses sociais sob a ótica discursiva

Autores:
Paula Fontes Lustosa (SEEDUC - Secretaria do Estado do Rio de Janeiro) ; Fabiana Botelho dos Santos Polito (ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE - Escola Municipal Paulo Freire)

Resumo:

#Elenao e #Elesim: antíteses sociais sob a ótica discursiva

Autoras: Lustosa, Paula; Botelho, Fabiana

 

Dada a importância de promover a formação crítica do aluno, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo aplicar uma atividade, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, tendo como foco o desenvolvimento da leitura, sob uma perspectiva discursiva (ORLANDI, 2012), da gramática reflexiva e da noção de autoria. O corpus da proposta será formado a partir da leitura das hashtags dicotômicas #elenão e #elesim, contexto imediato, e de texto didático literário, contextualizado em um momento histórico brasileiro importante, contexto amplo, a fim de (re)conhecer as antíteses em situações sócio-histórico-ideológicas. Dessa forma, será analisado como o silêncio sintático funciona como elemento constitutivo de sentido (DIAS, 2011), isto é, como um recurso linguístico-discursivo fundamental para a construção da expressividade do texto como espaço discursivo e desenvolvimento da autoria (INDURSKY, 2015). O alicerce teórico deste trabalho é construído a partir da Análise do Discurso (ORLANDI, 2012; INDURSKY, 2015) e suas interfaces com a Semântica da Enunciação (BENVENISTE, 2005; DIAS, 2012) e com outros possíveis autores que contribuam para a análise do funcionamento linguístico e discursivo. Os discentes deverão construir predicados com sentido contextualizado à produção discursiva analisada, podendo contribuir para a formação crítica a partir das aulas de linguagem, o que será interpretado pelas professoras pesquisadoras envolvidas nesta pesquisa.

 

Palavras-chave: formação crítica; coconstrução de sentidos; gramática reflexiva; autoria