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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Diálogo e argumentação: alusão a Deus no discurso político

Autores:
Paula Fontes Lustosa (SEEDUC - Secretaria do Estado do Rio de Janeiro) ; Fabiana Botelho dos Santos Polito (ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE - Escola Municipal Paulo Freire)

Resumo:

autora: Paula Lustosa

coautora: Fabiana Botelho

Sob a égide do dialogismo (BAKHTIN, 2004) e princípios da análise do discurso de cunho comunicacional, a fim de promover o desenvolvimento da tríplice leitura-produção de texto-gramática, tendo o texto como eixo, este trabalho apresenta uma proposta pedagógica que tem como foco a análise de orações, nas quais Deus é sujeito agente em declarações de políticos do estado do Rio de Janeiro, sobretudo as de Bolsonaro e Marcello Crivella. A pesquisa, de natureza qualitativa, será aplicada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, numa escola estadual no município de Niterói, e pretende contribuir para evidenciar a importância de um diálogo entre teorias da linguagem na prática pedagógica, a fim de promover um ensino de qualidade na rede pública.

Nessa perspectiva, propõe-se refletir como a alusão a Deus pode funcionar como um recurso para a organização do discursivo argumentativo (CHARAUDEAU, 2008). Para isso, será proposta a leitura de textos literários que fazem menção a Deus, dentro de um determinado contexto sócio-histórico, assim como textos de caráter legislativo, que abordam a laicidade do Estado, como forma de compreender o enunciado como fio discursivo na cadeia de comunicação. Pretende-se contribuir para que inicialmente, de forma intuitiva, o discente possa refletir sobre os termos da oração e, também, (re)conhecer a alusão como recurso intertextual/interdiscursivo para fundamentar um ponto de vista na produção de textos/discursos. Dessa forma, analisar-se-á se a proposta articuladora da leitura, da gramática e da produção de textos contribuiu de forma satisfatória para esta pesquisa.

 

Palavras-chave: dialogismo; gramática reflexiva; análise discursiva; relação argumentativa