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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A HERANÇA SAUSSUREANA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS

Autores:
Jackson Cicero França Barbosa (UFPB - Universidade Federal da Paraíba, PROLING/UFPB - Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

A partir dos olhares instaurados com a publicação do Curso de Linguística Geral, diversificadas vertentes em estudos linguísticos utilizaram-se dos pressupostos preconizados nessa obra para fundamentar práticas que supostamente estariam relacionadas às questões de linguagem inseridas em contextos de pesquisa, formação e educação linguística. Era de se esperar que, ao longo dos anos, surgissem manuais que trouxessem todas essas perspectivas para auxiliar o ensino de língua. Partindo desse pressuposto, pretendemos investigar, através de um trabalho crítico-reflexivo, como os livros didáticos de língua portuguesa (doravante LDP), trazem para os momentos de interação e aprendizagem, perspectivas fundadas pelos estudos de Saussure (2010), nas seções que constituem as abordagens linguísticas. Para isso, propomos a revisão das famosas dicotomias saussureanas para mostrar que, a partir da metodologia do mestre genebrino, há o surgimento, além do estruturalismo, de outras duas grandes correntes: formalismo e funcionalismo. Auxiliando as abordagens teóricas que circundam esse estudo, utilizamos os estudos a respeito das perspectivas que envolvem os estruturalismos europeu e americano (COSTA, 2012), Arrivé (2010), Ilari (2013) e Martelotta (2012). É importante ressaltar que as duas coleções de LDP escolhidas para as análises constituem o conjunto de manuais disponíveis para a escola de livro didático do ensino fundamental do PNLD 2018. Nesse primeiro momento, identificamos que preceitos relacionados ao estruturalismo ainda são os recursos mais palpáveis nas realidades das nossas salas de aula. Em contrapartida, alguns estudos que despontaram das reflexões iniciadas a partir do conhecimento e aplicação das dicotomias também estão em voga, a título de exemplo, o estudo das variações linguísticas que vem corroborar com a dicotomia língua x fala e sincronia x diacronia (SAUSSURE, 1975; LABOV, 1975), no que diz respeito aos movimentos de mudança (estando as duas indissociáveis numa perspectiva de análise) são abordagens muito recorrentes observadas nos manuais analisados.