AS CONTRIBUIÇÕES DO FILME CORAÇÃO DE TINTA - O LIVRO MÁGICO PARA PROPOSTAS CRIATIVAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES | Autores: Adriele de Jesus Oliveira (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) |
Resumo: Esta comunicação é parte de pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), sob orientação da Professora Doutora Mírian Sumica Carneiro Reis. O recorte da pesquisa que motiva este texto discute o papel do livro e da leitura no filme Coração de Tinta - O Livro Mágico (2008), de Iain Softley, como forma de pensar estratégias didáticas que se apropriam da capacidade do cinema de (re)construir realidades como métodos eficazes para a formação leitora. Para isso, recorre-se à pesquisa bibliográfica de cunho investigativo e interpretativo como metodologia para a análise da obra em estudo, considerando especialmente o roteiro de leitura proposto por Penafria (2009) no seu ensaio Análises de Filmes – conceitos e metodologia(s), através do qual foi feita a análise do conteúdo, em que se considera um filme como um relato, identifica-se o tema, o enredo e a história. Além disso, propõe-se a análise poética, cujo efeito é entender o filme como uma programação/criação de efeitos poéticos e estéticos. O objetivo da análise é, então, o de apresentar possibilidades de leitura/compreensão da obra cinematográfica como texto potencial no processo de formação de leitores. Além de Penafria (2009), esta comunicação orienta-se pelo estudo de Bernadet (2000), que discute sobre o que é cinema; Duarte (2002), apresenta estudos sobre cinema e educação e Martins (2004) que traz uma discussão sobre o que é leitura. Espera-se, com esta comunicação, contribuir para as discussões sobre a inserção efetiva e planejada do cinema como procedimento pedagógico ao considerar que a visualidade contribui para o desenvolvimento e formação do leitor multimodal. O conteúdo e a técnica cinematográfica do filme em estudo e a forma criativa e sensibilizadora adotada pelo diretor Iain Softley favorecem ao ensino da leitura, fomentando a prática educativa consciente, crítica e construtiva.
Agência de fomento: CAPES |
|