Projeto HortCAp: uma horta escolar para cultivar, ler e escrever
HotCAp: uma horta escolar para cultivar, ler e escrever é um projeto didático que objetiva desenvolver competências linguísticas: oralidade, leitura e escrita, em um contexto de letramento interdisciplinar. Suas ações permitem a materialização de um currículo interdisciplinar, tal como defende Fazenda (1991), mediante o desenvolvimento de sequências e projetos didáticos que articulam os saberes curriculares, em consonância com os estudos de Magalhães e Cristovão (2018). Participam do projeto os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre, nele as atividades de oralidade, leitura e escrita são tematizadas pelo ambiente de cultivo de hortaliças e os conceitos científicos abordados a partir de gêneros diversificados, tais como: listas, fichas técnicas, textos informativos, textos instrucionais, textos literários. Nesse sentido, a horta escolar configura-se em um ambiente de letramento que promove situações reais do uso da língua. As sequências didáticas tematizadas pelos acontecimentos na horta permitem que os mesmos se apropriem de saberes curriculares, ao mesmo tempo em que experimentam a leitura e a escrita. Como resultados do projeto verificamos que os alunos desenvolveram de forma significativa e contextualizada a escrita alfabética, a habilidade de decodificar e produzir textos. Além disso, desenvolveram o perfil de aluno-pesquisador e melhoraram a capacidade de trabalhar em grupo. A horta escolar contribui para o desejo de fazer descobertas, tanto no campo da linguagem quanto no dos conhecimentos científicos. Essas descobertas eram sobre: insetos que surgem na horta, folhas, tubérculos e frutos, terra e água, germinação, cheiros e sabores, receitas. Com o apoio de diversos gêneros textuais os alunos aprenderam dialeticamente conceitos científicos e desenvolveram suas competências orais, leitoras e escritoras.
Palavras-chave: Horta Escolar, interdisciplinaridade, oralidade, leitura e escrita