Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE LEITURA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA

Autores:
Antonia Mikelce Souza da Silva (UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE)

Resumo:

Aborda-se, neste artigo, a importância da definição de objetivos de ensino e de aprendizagem para as atividades de leitura em sala de aula, em defesa de que a clareza do propósito leitor contribui para o aluno usar estratégias adequadas de leitura e desenvolver habilidades de letramento. A hipótese de possíveis equívocos nas práticas pedagógicas do ensino de leitura em escolas de ensino fundamental I impulsionou à necessidade de investigar como atualmente são propostos e estabelecidos os objetivos que motivam a ação leitora para os alunos e se de fato há preocupação pedagógica em adequá-los às diferentes práticas sociais de comunicação, conforme indicam Brasil (1997), Antunes (2010), Solé (1998), Lerner (2002) e Coimbra (2012). Nesse intuito, optou-se pela metodologia combinada do estudo de caso e da pesquisa documental, cuja coleta de dados se fundamentou em registros de acompanhamento pedagógico de aulas de leitura em turmas de primeiro ao quinto ano. Em relação ao problema, a pesquisa apontou evidências da negligência didática quanto à definição de tais propósitos e de contradições entre a proposta curricular e a prática efetiva de ensino na escola, deixando transparecer que um dos grandes desafios para a concretização do ensino de leitura pautado na perspectiva de letramento consiste na mudança de paradigmas sobre as concepções de leitura, uma vez que ainda persiste fortemente a tradição de escolarização da atividade leitora.