O silêncio nas aulas de uma língua estrangeira tem sido considerado, durante os últimos anos, como um factor que pode ter influência negativa no processo do ensino-aprendizagem dessa língua-alvo. Assim como o que observamos nas aulas de iniciação de português como língua estrangeira para os aprendentes universitários chineses. Mesmo que as aulas sejam ministradas principalmente pela língua materna dos aprendentes, eles costumam ficar em silêncio perante as perguntas lançadas pelo docente, o que faz com que, depois de um determinado período de estudo, os mesmos não obtenham grande avanço na aprendizagem dessa língua-alvo.
Neste sentido, interessa-nos investigar quais são as causas principais que resultam no silêncio nas aulas abordadas no nosso trabalho e como o silêncio na sala de aula influencia o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, também é importante verificar se o silêncio de graus diferenciados influenciará os aprendentes de maneiras diferentes. Tudo isso contribuirá para a melhoria do ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira.
Contudo, temos de admitir que o silêncio na sala de aula pode ser resultado de diversos factores linguísticos, educacionais, culturais e até das personalidades dos aprendentes, sendo um fenómeno muito complexo. No presente trabalho, daremos importância aos factores culturais e àqueles relacionados com as personalidades dos mesmos aprendentes.