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| LETRAMENTO ACADÊMICO EM CURSOS DE ENGENHARIA | Autores: Jupiraci Maria Farias Maciel (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) |
Resumo: Nosso trabalho busca discutir o letramento acadêmico a partir do mapeamento dos gêneros textuais mais recorrentes nos cursos de graduação em Engenharia Civil e em Engenharia de Materiais, ofertados pela Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho/UFRPE e verificar quais são as abordagens da escrita no ensino superior, com base na concepção de língua como processo de enunciação (BENVENISTE, 1988 e 1989) e, ao mesmo tempo, como um conjunto de práticas sócio-histórica, cognitiva e sociointeracionista (MARCUSCHI, 2008). Nesse sentido, buscamos discutir as abordagens sobre a escrita de estudantes de nível superior (LEA E STREET, 1998) e os multiletramentos que abrangem a multiplicidade de culturas e a multiplicidade de linguagens (ROJO, 2012). O corpus de nossa pesquisa é formado por questionários aplicados a quinze professores e vinte alunos de algumas disciplinas dos referidos cursos. A partir das análises feitas do material coletado, à luz das teorias que fundamentam esta pesquisa, verificamos a ocorrência maior, entre os gêneros textuais escritos, de listas de exercícios e de relatórios, bem como a leitura de artigos acadêmicos. Quanto à verificação da aprendizagem, observamos a maior ocorrência de provas escritas e relatórios. Os resultados mostram que ainda prevalece a abordagem de ensino baseada no modelo das habilidades apontado por Lea e Street (1998) segundo o qual são valorizadas as habilidades previamente adquiridas e a capacidade cognitiva dos alunos. Além disso, verificamos a ocorrência de algumas práticas voltadas a novos letramentos, sobretudo para o letramento digital, e que as disciplinas que estimulam o desenvolvimento de projetos possibilitam uma abordagem da socialização acadêmica em que o professor introduz os alunos na cultura do ensino superior.
Agência de fomento: CNPq |
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