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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


“NÓS FALAMOS PORTUGUÊS”: TRABALHOS COM A ORALIDADE NO SUL DA CHINA

Autores:
Bruna Morelo (GDUFS - Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão)

Resumo:

O presente trabalho visa a discutir ensino e aprendizagem de gêneros discursivos orais em português como língua adicional (PLA) em uma universidade no sul da China continental, a partir da perspectiva dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003; 2006; SCHNEUWLY et al., 2004) e da pedagogia de projetos (BARBOSA, 2004; SCHLATTER; GARCEZ, 2012). Além disso, discute-se sobre de que maneira as práticas pedagógicas por projetos, a partir de temáticas e gêneros do discurso relevantes, corroboram uma abordagem comunicativa da linguagem, tendo em vista a noção de língua em uso, como prática social local e situada. Para tanto, são apresentadas algumas experiências pedagógicas envolvendo oralidade em PLA, relacionando-as com o escopo teórico discutido e com o contexto de atuação da autora do estudo. Através desse trabalho, temos também como objetivo, a partir de noções relacionadas a diferentes culturas de ensino e aprendizagem (CORTAZZI; JIN, 1996; FRANK, 2007), discutir algumas visões generalistas em relação aos aprendizes chineses, ao pensarmos em fala e participação em sala de aula, e, assim, apresentar possibilidades para revermos essas noções que, muitas vezes, são pouco produtivas para o trabalho pedagógico. Por fim, pretendemos com esse estudo contribuir para uma reflexão sobre ensino e aprendizagem de PLA na China e em outros contextos nos quais a língua portuguesa tenha se expandido nos últimos anos.