O conhecimento profissional dos professores de português como língua de herança (PLH) tem vindo a construir-se num espaço de desenvolvimento profissional híbrido, entre a formação no país de origem e aquela no país de acolhimento, em diálogo com uma prática docente tendencionalmente individualizada e solitária. Estudos recentes chamam à atenção para a especificidade destes contextos de ensino-aprendizagem, caracterizados pela dispersão do corpo docente.
O espaço formativo Manhãs Transformadoras (MT) proposto aos professores de PLH da Suíça pretende, por um lado, rentabilizar o capital profissional destes professores e, por outro, promover o envolvimento dos mesmos na construção colaborativa de propostas didáticas mais adequadas aos desafios contextuais, dando resposta à crescente diversidade de perfis e expectativas dos alunos. Este projeto formativo decorreu ao longo do ano letivo 2017-2018, no âmbito do qual foram constituídos 13 grupos de trabalho, envolvendo um total de 56 professores.
Como forma de regulação da qualidade da formação, o projeto formativo MT está alicerçado num projeto investigativo mais amplo que visa compreender o contributo das MT para o desenvolvimento profissional (DP) dos professores.
Os dados recolhidos incluem a elaboração de um autoretrato enquanto professores de PLH através da seleção, explicitação e representação gráfica de uma metáfora, uma grelha de registo da evolução do trabalho no âmbito das MT, reflexões escritas individuais (orientadas) e portefólios multimodais de cada grupo, que reúnem o trabalho desenvolvido em grupo e com os alunos. Os dados foram alvo de tratamento qualitativo e sujeitos análise de conteúdo.
Nesta comunicação, tendo em conta as áreas representacionais da profissão identificadas pelos participantes, abordaremos de que forma este espaço formativo congregou sinergias para a construção de redes profissionais de trabalho. Na discussão dos resultados será problematizado em que medida este espaço de formação se consubstanciou num espaço de auto/hetero/eco e co-formação potenciador de aprendizagem profissional transformativa.