Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


REDAÇÃO DE SURDOS: UMA JORNADA EM BUSCA DA AVALIAÇÃO ESCRITA

Autores:
Maria do Carmo Silva Ribeiro (SEEDF - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF)

Resumo:

REDAÇÃO DE SURDOS: UMA JORNADA EM BUSCA DA AVALIAÇÃO ESCRITA

Maria do Carmo Silva Ribeiro

Universidade Católica de Brasília

Esse estudo teve como objetivo avaliar a produção escrita dos alunos surdos e criar um instrumento de avaliação das redações.

Fundamentação teórica: Para Vygotsky (1989), a linguagem é, antes de tudo, a capacidade que o indivíduo tem de se comunicar, de estruturar as suas ideias, organizando e construindo seus pensamentos. .

A Libras é a língua natural dos surdos, ela permite e promove a inserção dos surdos na sociedade, como sujeitos linguisticamente ativos..

Identificando alguns “erros” na escrita dos alunos surdos: A escrita dos alunos surdos é consequência da percepção visual das palavras, levando-os a substituí-las devido à semelhança do sinal com as suas possibilidades de registro. Capovilla (2001) destaca dois processos na escrita dos alunos surdos: a paragrafia semântica e a paralexia semântica; ambas consistem em troca de palavras.

Coesão e Coerência no texto dos alunos surdos: a ideia de que o texto dos surdos não tem coerência é bastante equivocada, o que há é uma diferença estrutural entre Libras e Português. Devido às duas línguas não apresentarem as mesmas estruturas e pelo fato de os alunos surdos não conhecerem a Língua Portuguesa, podem vir a cometer incorreções nas ligações das palavras, segmentos, orações, períodos e parágrafos, ou seja, em organizar o pensamento em cadeias coesivas da Língua Portuguesa. (SANTOS e BRITO, s/d).

Metodologia: Realizou-se uma pesquisa qualitativa.

A Pesquisa: Participaram da pesquisa duas escolas do Distrito Federal.

Resultado: Tabela de correção das redações das redações dos surdos.

Conclusão: A proposta do formulário de correção das redações é fundamental para o desenvolvimento e inclusão dos surdos na sociedade.

Palavras chave: Produção escrita de surdos; Libras como Língua de instrução; Avaliação.