Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A integração curricular entre Linguagens e Ciências Humanas: uma experiência em ensino de leitura e escrita no IEMA

Autores:
Ellen Kelly Lima de Souza (IEMA - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão)

Resumo:

Proporcionar aos estudantes e professores da Unidade Plena do IEMA de Pindaré reflexão relacionada à importância da leitura e da escrita, aliada à pesquisa científica para a construção do conhecimento e para a formação crítica, criativa e inovadora foi o objetivo do trabalho escolar que despertou na comunidade o interesse pela prática investigativa. Alicerçada pela fundamentação teórica de Lopes (2011), que norteia concepções acerca das teorias de currículo e currículo integrado; de Saviani (1989) que explica a importância da politecnia no contexto da educação profissional e de Gondim (2011), que explica o significado de juventude, é que foi possível desenhar um projeto que integrasse as disciplinas das áreas do conhecimento de Linguagens e Ciências Humanas e proporcionar interdisciplinaridade por meio de atividades de pesquisa entre professores e estudantes. A discussão de temáticas relevantes de investigação científica, envolvendo a área de Ciências Humanas e o desenvolvimento da competência em leitura e escrita, com foco no gênero artigo de opinião, foram os resultados dessa prática desafiadora. Assim sendo, esse trabalho propõe reflexão crítica sobre a prática educativa a fim de evitar a reprodução alienada, criando possibilidades para o estudante produzir ou construir conhecimentos, a partir de ações que evidenciem o protagonismo juvenil.