Uma reflexão sobre o trabalho docente do EBTT de Língua Portuguesa | Autores: Sidney de Souza Silva (IFGOIANO - Instituto Federal Goiano) |
Resumo: Esta comunicação pautada na perspectiva da ergonomia da atividade tem por objetivo apresentar e discutir um estudo envolvendo o trabalho de professores de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás e Instituto Federal Goiano, ambos localizados no Estado de Goiás. Para tal reflexão, foram utilizados os pressupostos de Amigues (2004) e Clot (1999, 2006) que mostram que a situação de trabalho do docente está permeada por uma rede de discursos proferidos, cuja análise pode ser um instrumento que nos propicia uma maior compreensão das relações de linguagem do indivíviduo e o trabalho, por ele desenvolvido. Como procedimento para a coleta de dados, utilizamos a metodologia da instrução ao sósia, que cria condições para que o indivíduo possa produzir um texto oral sobre desenvolvimento do seu próprio trabalho, sem intervenções e/ou o direcionamento dos pesquisadores que estão realizando a pesquisa. Assim, pretende-se compreender melhor as atividades desenvolvidas pelo professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), procurando focalizar o papel que o professor atribui a si mesmo, assim como as representações e os conflitos vividos por esse profissional que, por se tratar do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, se depara em seu dia a dia com obrigatoriedade de lidar com níveis e contextos de ensino bastante diferenciados.
|
|